Direito de Família na Mídia
Hospitais poderão ser capacitados para tratar menores vítimas de violência
21/05/2015 Fonte: Hoje em DiaFortalecimento de conselhos tutelares e a capacitação de hospitais para identificação e tratamento de vítimas foram algumas das propostas apresentadas para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, na manhã desta terça-feira (19), em uma audiência sobre o tema, na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Representantes das Secretarias de Estado de Saúde, de Educação e de Direitos Humanos concordaram que se trata de um problema a ser enfrentado de forma intersetorial.
“Avançamos pouco no combate à violência contra crianças e adolescentes porque agimos de forma desarticulada e somos frágeis tanto na prevenção quanto na repressão”, disse a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotora Paola Domingues de Nazareth. Segundo ela, os conselhos tutelares são desarticulados, o Sistema Único de Saúde (SUS) está sucateado e a polícia é mal equipada.
Os representantes do Governo do Estado concordaram com a necessidade de fortalecer os órgãos de proteção e de melhorar a articulação entre os vários setores. Uma das ações prioritárias apresentadas pela representante da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Cristina Rocha, é a ampliação da rede de assessoria aos municípios. Segundo ela, já estão em formação grupos técnicos regionais para auxiliar os municípios. Ela informou que, a partir desta quarta-feira (20), começarão a ser convocados psicólogos e assistentes sociais para formarem esses grupos, de acordo com a ordem de aprovação em concurso público. Leia mais.